Teste de admissão

Contribuições Críticas, Máximas | 26 de agosto de 2001 | Envie para um amigo

Envie para um amigo





A questão a seguir foi proposta num teste de admissão para uma grande empresa.

Você está dirigindo seu carro numa noite de tempestade, passando por uma área razoavelmente deserta da cidade. Se aproxima de um ponto de ônibus e vê 3 pessoas na chuva, aguardando transporte:
 1. Uma senhora de idade, que treme e parece estar passando muito mal,
 2. Um médico que já salvou sua vida na mesa de operação, e
 3. O homem/a mulher dos seus sonhos.

 Você reduz a velocidade e olha apreensivo para o banco do carona. No seu carro, só há lugar para mais uma pessoa. Não há outra saída: você precisa escolher a qual daquelas 3 pessoas você vai dar carona. E então?
 Quem você escolheria? Justifique sua escolha.
 Bom, veja agora o que a maioria das pessoas pensa:
 Você poderia escolher a senhora de idade; afinal, ela está passando mal e dar carona a ela pode significar salvar uma vida.
Mas, falando em salvar vidas, você também poderia perfeitamente escolher o médico, pois ele já salvou a sua vida. Essa é a oportunidade perfeita  para mostrar sua gratidão.
Entretanto, você poderia expressar essa gratidão pelo médico em outra oportunidade no futuro, mas talvez você jamais possa ter novamente uma oportunidade como essa com a pessoa com quem você sempre sonhou e que espera ali, desprotegida e encharcada, naquele ponto de ônibus. O candidato que foi selecionado para a vaga (dentre os 200 concorrentes) deu uma resposta diferente dessas três.
Quer saber o que ele disse?
Eis a resposta dele:
“Eu daria a chave do carro para o médico; deixaria que ele levasse a
senhora doente para o hospital e ficaria ali, esperando o ônibus com a
mulher dos meus sonhos”

NB. Este texto foi enviado pelo amigo Odilon Toledo.

26.058 visitas

Comentários:

23 comentários sobre “Teste de admissão”

  1. Yasmim Pereira lima em 10 de março de 2008 19:13

    Excelente a solução,realmente não tinha pensado dessa forma ! quem precisa de bom site de psicotécnicos eu achei este dai .:

    http://www.psicotecnicos.info

  2. Gerdivânia em 19 de junho de 2008 13:46

    A resposta do candidato foi ótima, pois ele realizou as três coisas de uma vez só sem deixar de relizar o que sonhava.

  3. angelo em 19 de outubro de 2008 20:51

    Na minha opinião (leiga), acredito não ser esta a melhor resposta do ponto de vista de uma pessoa equilibrada, pois, esta pensa apenas nas pessoas que estao no ponto de ônibus. Se eu tenho apenas um lugar no carro, logo existem outras três pessoas comigo, e eu não estaria pensando na situação como um todo.
    acredito que a resposta a preencher completamente sem deixar lacunas seria a escolha da mulher da minha vida, e a razão para eu ter que me explicar quanto a minha decisão seria o fato dela ser minha esposa.

  4. Guilherme Brasil em 20 de novembro de 2008 18:30

    Se essa história for real, o teste é completamente sem eficácia.
    O candidato escolhido não fez nada além de assistir um excelente filme de poucos anos atrás, “14 Quadras” – creio ser esse o nome. O teste nada mais é do que a cópia de uma pergunta feita várias vezes durante o filme por um dos protagonistas, que, no final, dá exatamente essa mesma resposta. Se decorar fala de filmes garante emprego, vou começar a assisti-los mais.

  5. Fernanda em 27 de abril de 2009 08:58

    Pensei a mesma coisa porém que em vez de esperar um ônibus com o homem dos meus sonhos pegaria um taxi que era mais rápido!

  6. Fernanda em 27 de abril de 2009 09:01

    Ih esse Guilherme tá se achando eu nunca assisti esse filme e mesmo assim pensei na mesma coisa mas se fosse para escolher somente 1 escolheria o médico pois ele pode salvar mais do que uma vida,a velhinha eu convidaria para ir no taxi e pagava para leva-la ao hospital enquanto o homem da minha vida eu dexaria ir pois deus colocaria ele novamente em meu caminho se assim ele desejar

  7. sandra em 25 de maio de 2009 23:05

    òtima escolha,colega.

  8. Ricardo em 3 de julho de 2009 09:42

    Dar o carro para um medico (talvez sem carteira)para levar a velhinha. é a pior resposta o medico sem pratica na direção e ainda olhando a velha podia bater o carro morrer os 2 e ainda vc ter prejuizo com o seguro!! eu pegaria a mulher emprestaria a minha roupa e a da mulher para aquecer a velha e ligaria para o SAMU, e até o SAMU chegar o medico faria os socorros !! e sem roupa já era meio caminho andado para conhecer melhor a moça!!!!heheh

  9. andresa simões em 4 de julho de 2009 19:56

    ótima resposta, total equilibrio e rápido no gatilho.

  10. Elsinho em 13 de julho de 2009 23:15

    Não se trata de uma pessoa equilibrada ou não, mas da criatividade da resposta. A capacidade de encontrar uma solução longe daquilo que lhe surgem como alternativas.

  11. Sandro em 11 de agosto de 2009 13:32

    Impossível alguém ser aceito por responder algo totalmente fora da pergunta. Se existem 3 opções de resposta, não seria razoável inventar uma 4º alternativa!

  12. Alessandra em 16 de novembro de 2009 17:59

    Concordo com a resposta do amigo Angelo em 19 de outubro de 2008 20:51, meus parabéns pelo carater e pelo posicionamento de sua resposta. Afinal a maioria dos homens e mulheres hoje só sabem se disrespeitar e ao próximo mais ainda!!!!

  13. paulo em 7 de dezembro de 2009 22:00

    Fernanda,

    Cavalo arreado só passa uma vez…. fique esperta!

  14. Marcos em 18 de julho de 2010 16:33

    eu passava reto e nem olhava

  15. maura em 26 de abril de 2011 14:40

    penso que pediria ao médico q/ socorrese a senhora pois ele é medico. e chamaria o samu, em sequida salvarei minha vida primeiro, levando meu grande amor para casa. rsrsrsrsrrsrrsrkkkkkkk

  16. Clésia em 30 de maio de 2011 13:16

    Nossa!!!adorei….
    Essa é uma bela mensagem,para que possamos refletir…sabendo que somos capazes de realizar o bem…e ao mesmo tempo depararmos com o nosso grande amor!!!

  17. Hudson Jr em 23 de agosto de 2011 17:43

    pelo visto você assistiu o filme 16 quadras com bruce willis né? pq essa é uma pergunta que rola o filme todo

  18. emanuel em 8 de agosto de 2012 14:52

    levaria a velha pro hospital e deixaria o medico tomando conta da mulher do meu sonho, pois vivo de realidade e nao de sonhos.

  19. thays em 10 de outubro de 2012 14:36

    essa ultima opiniao foi o ki eu pencei.. >> levaria a velhinha doente

  20. mario em 23 de março de 2013 12:35

    O raciocionio do rapaz foi rapido, eu antes de ler e sem saber da resposta, pararia e pediria para o medico me ajudar, pois tinha uma velha doente, se eu fosse leva-la, ela poderia passar mal no caminho, e eu ficar se saber o que fazer, então acredito que devagar, eu ia tambem dar a chave do carro para o medico levar a valha e tomar um pouco de chuva com a mulher dos sonhs

  21. Joselias em 7 de outubro de 2013 13:11

    Me faz lembrar a analogia de Aristóteles,sobre as três cabeças do homem,a de macaco, que se importa com o útil,a de gato com o sensual,e a de cão que se importa com o que é bom.O´médico é útil a muitos,a mulher representa a sensualidade,paixão,e a velhinha a caridade o bom o honesto.Como a ótica da empresa é descobrir o perfil psicológico do candidato,e como empresa, visa o lucro com sua contratação, lhe interessa o campo da razão ,não o sentimento,a minha resposta seria o que a empresa quer não o que eu sinto a respeito, seria então dar carona ao médico.As pessoas movidas por sentimento,para uma empresa não ´são viáveis já que uma administração perfeita lhe cobra razão,inteligência,fibra.Questão de opinião.

  22. em 11 de fevereiro de 2014 14:32

    Bravo Joselias! Apesar da resposta dada como correta ser obvia e coerente, o algo mais está na resposta de Joselias, pois se atendo ao que está exposto e sendo exigido você acrescenta conteúdo a discussão, saindo do senso comum, muito obrigado e parabéns.

  23. sandro em 14 de fevereiro de 2014 16:19

    faria um sorteio pois não sei o que sera do futuro dessas pessoas

Deixe um comentário: